Bactéria salmonela pode ajudar a combater tumores, mostra estudo

Injeção de salmonela no tumor reativa proteína que desperta a ação do sistema imonológico

estadao.com.br

11 de agosto de 2010 | 15h12

Tratar tumores com a bactéria salmonela pode induzir a uma reação imunológica que efetivamente mata as células do câncer, de acordo com resultados de um novo estudo realizado em camundongos e descrito na revista Science Translational Medicine.

 

De acordo com os autores, o estudo poderá ajudar na criação de células imunológicas matadoras de tumores que poderiam ser injetadas nos pacientes de câncer.

 

Em seu estudo, a pesquisadora italiana Fabiana Saccheri e colegas mostram que a injeção de bactérias de salmonela em um tumor pode tornar o câncer "visível" para o sistema imunológico, despertando a atenção dos anticorpos, ao reativar uma proteína, chamada conexina 43, que é frequentemente suprimida á medida que as células cangerígenas crescem.

 

No trabalho, os pesquisadores determinaram que células de melanoma - tanto humanas quanto de camundongos - infectadas com salmonela aumentam em concentração de conexina 43.

 

Num teste subsequente, os cientistas trataram camundongos cancerosos com salmonela e viram que células do sistema imunológico eram ativadas e atacavam o câncer.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.