Berço do drive-thru na Califórnia proíbe esse tipo de restaurante por 9 meses

Cidade de Baldwin Park quer que regra diminua obesidade e elimine imagem de 'paraíso da gordura'

AP,

07 Julho 2010 | 17h48

BALDWIN PARK - Berço da moda "drive-thru" na Califórnia, a cidade americana de Baldwin Park proibiu a inauguração de restaurantes fast-food pelos próximos nove meses.

Em meio a denúncias de obesidade e às longas filas de carros nas ruas do bairro, a cidade espera que a proibição de novos drive-thrus elimine a imagem do lugar como paraíso de alimentos gordurosos.

Quase metade dos 90 mil habitantes está acima do peso - um terço sofre de obesidade.

É uma ironia para uma comunidade que se vangloria de ter aberto o primeiro drive-thru da Califórnia há mais de 60 anos, que na época era chamado de "in-and-out" - uma alusão ao fato de as pessoas fazerem o pedido sem sair do carro e logo irem embora.

"Nós em Baldwin Park damos passos largos para criar uma comunidade saudável e permitir mais um drive-thru não vai ajudar a cumprir essa meta", disse o especialista em planejamento urbano Salvador Lopez, que ajudou a elaborar a portaria que entra em vigor neste fim de semana.

Lopez estima que os drive-thrus e lojas de bebidas na cidade são seis vezes mais numerosos que restaurantes e mercearias.

Nem todo mundo está feliz com a portaria. "Eles deveriam colocar mais drive-thrus, não impedi-los", disse Isaac Colin imediatamente após encomendar hambúrgueres e batatas fritas para ele e sua esposa, Christine, em Baldwin Park. "É uma perda de tempo sair de seu carro, encontrar uma vaga de estacionamento, entrar e pedir a comida", enumera.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.