Tiago Queiroz/Estadão
Tiago Queiroz/Estadão

Brasil contabiliza média diária de 328 mortes causadas pela covid-19

Nas últimas 24 horas, o País registrou mais de 25 mil novos casos e 204 óbitos; o Estado de São Paulo não teve novas atualizações dos dados

Marcela Coelho, O Estado de S.Paulo

10 de novembro de 2020 | 20h09
Atualizado 10 de novembro de 2020 | 22h33

A média móvel diária de mortes causadas pelo novo coronavírus no Brasil ficou em 328 nesta terça-feira, 10. O cálculo registra as oscilações dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana.

Nas últimas 24 horas, o País registrou 25.517 novos casos e 204 óbitos, o que elevou os totais para 5.701.283 brasileiros infectados e 162.842 mortos pela covid-19 desde o início da pandemia, segundo dados do consórcio dos veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, e feito em conjunto com as secretarias estaduais de Saúde. Rio de Janeiro e Minas Gerais não atualizaram o número de mortes.

Somente após o cálculo da média móvel, o Estado de São Paulo informou novos dados de infecções, que estavam sem atualização desde a semana passada. Ao todo, 1.147.451 casos de covid-19 foram confirmados. "No período entre 6 e 10 de novembro, o total acumulado foi de 21.515 novos casos de Síndrome Gripal", informou em nota. "O dado foi atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde exclusivamente com base nas informações no E-SUS, sistema do Ministério da Saúde que está operante. O sistema SIVEP permanece inacessível desde a última sexta-feira, 6, impossibilitando assim a extração de dados referente aos óbitos", completou.

A Secretaria de Estado da Saúde informou na segunda-feira, 9, que não consegue acessar os dados completos sobre o coronavírus. De acordo com a pasta, desde a última quinta-feira, o sistema do Ministério da Saúde está com problemas.

Já o Ministério da Saúde informa que está com problema em seu sistema de informações dos dados sobre a covid-19. Segundo o órgão federal, alguns dos números sobre a doença não são atualizados desde a última quinta-feira, 4, como o de recuperados, casos em acompanhamento e casos em investigação. O número de recuperados está estacionado em 5.064.344 desde a semana passada. Dados de casos confirmados e mortes de alguns Estados também não foram atualizados.  

Conforme o Ministério da Saúde, 25.012 novos casos de infecção pela covid-19 e 201 novos óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. No total são 5.700.044 pessoas infectadas e 162.829 que faleceram por conta da doença. Os números diferem dos compilados pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

Parceria

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. De forma inédita, a iniciativa foi uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia e se manteve mesmo após a manutenção dos registros governamentais.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.