Luis Acosta/AFP
Luis Acosta/AFP

Brasil recebe 5,1 milhões de vacinas da Pfizer neste domingo

Os imunizantes vão passar por inspeção de qualidade da Anvisa para distribuição aos Estados, de acordo com o Ministério da Saúde

Igor Soares, O Estado de S. Paulo

12 de setembro de 2021 | 21h34

O Brasil recebeu neste domingo, 12, 5,1 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech, que vieram do exterior em aviões que pousaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Segundo o Ministério da Saúde, esta é a maior quantidade de imunizantes contra a covid-19 entregue pela farmacêutica em um dia ao Plano Nacional de Imunizações (PNI). 

Ainda de acordo com a pasta, eram esperados quatro voos ao longo deste domingo. O primeiro carregava 1,3 milhão de vacinas; o segundo, com 1,1 milhão; a terceira remessa continha 1,1 milhão e o quarto voo, que chegou ao aeroporto de Campinas por volta das 16h30, carregava 1,5 milhão de imunizantes. 

As vacinas ainda precisam passar pelo Controle de Qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem distribuídas aos Estados. A assessoria de imprensa da Saúde informou que este processo deve ocorrer nos próximos dias. 

São Paulo anunciou que, a partir desta segunda-feira, 13, será permitida a intercambialidade de doses. Em razão da falta de imunizantes da AstraZeneca, o governo vai usar as vacinas da Pfizer para continuar com a vacinação em pessoas que precisam da segunda aplicação

No País, 73,1 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas. Este número corresponde a 34,3% da população, de acordo com dados divulgados diariamente pelo consórcio de veículos de imprensa.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.