12 de setembro de 2021 | 21h34
O Brasil recebeu neste domingo, 12, 5,1 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech, que vieram do exterior em aviões que pousaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Segundo o Ministério da Saúde, esta é a maior quantidade de imunizantes contra a covid-19 entregue pela farmacêutica em um dia ao Plano Nacional de Imunizações (PNI).
Ainda de acordo com a pasta, eram esperados quatro voos ao longo deste domingo. O primeiro carregava 1,3 milhão de vacinas; o segundo, com 1,1 milhão; a terceira remessa continha 1,1 milhão e o quarto voo, que chegou ao aeroporto de Campinas por volta das 16h30, carregava 1,5 milhão de imunizantes.
Campanha 'Vacina Sim' entra em nova fase e reforça importância das duas doses contra a covid
As vacinas ainda precisam passar pelo Controle de Qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem distribuídas aos Estados. A assessoria de imprensa da Saúde informou que este processo deve ocorrer nos próximos dias.
São Paulo anunciou que, a partir desta segunda-feira, 13, será permitida a intercambialidade de doses. Em razão da falta de imunizantes da AstraZeneca, o governo vai usar as vacinas da Pfizer para continuar com a vacinação em pessoas que precisam da segunda aplicação.
No País, 73,1 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas. Este número corresponde a 34,3% da população, de acordo com dados divulgados diariamente pelo consórcio de veículos de imprensa.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.