PUBLICIDADE

Brasil registra 137 mortes por covid nas últimas 24 horas; cinco Estados e DF não divulgam dados

Média móvel de óbitos é de 132, mas foi influenciada por ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O Brasil registrou 137 novas mortes pela covid-19 neste sábado, 18. A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 132, abaixo de 200 pelo 15º dia consecutivo, mas influenciada pelo ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde. Com a instabilidade nas plataformas do governo federal, cinco Estados e o Distrito Federal não divulgaram os dados relativos às últimas 24 horas de pandemia no Brasil.

O número de novas infecções notificadas foi de 2.457, enquanto a média móvel de testes positivos na última semana é de 3.450. No total, o Brasil tem 617.784 mortos e 22.209.815 casos da doença. Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, g1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. 

Na foto, leito de UTI Covid no Rio de Janeiro; Brasil mantém média móvel de mortes pelo coronavírus abaixo de 200 pelo 15º dia consecutivo, mas dado é influenciado pelo ataque hacker ao Ministério da Saúde Foto: WILTON JUNIOR / ESTADÃO - 10/03/2021

São Paulo registrou 51 novas vítimas da covid nas últimas 24 horas. Além do Distrito Federal, cinco Estados não divulgaram os dados do dia: Bahia, Goiás (280), Mato Grosso do Sul, Roraima e Tocantins. Já Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Piauí não registraram mortes por coronavírus neste sábado. 

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde 8 de junho do ano passado, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.