Brasil registra 587 mortes pela covid nas últimas 24 horas e total de vítimas ultrapassa 550 mil

Ao todo, 550.588 pessoas perderam a vida para o coronavírus no País desde o início da pandemia; média móvel mantém tendência de queda e fica em 1.101

PUBLICIDADE

Foto do author João Ker
Por João Ker
Atualização:

O Brasil registrou 587 novas mortes pela covid-19 nesta segunda-feira, 26, e o total de vítimas da pandemia já ultrapassa 550 mil. A média móvel de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, continua com tendência de queda e ficou em 1.101, levemente abaixo dos 1.105 registrados na véspera, em patamar equivalente ao do final de fevereiro deste ano e ainda considerado alto por especialistas.

Mais cedo, Rosana Leite, secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, afirmou que a disseminação da variante Delta no País tem sido "a maior preocupação" da pasta. Ainda nesta segunda, pelo menos oito capitais estavam com a aplicação da primeira dose da vacina suspensa por atraso na entrega do governo federal, enquanto outras duas restringiram o público elegível para a imunização. 

Movimento Vem Pra Rua espalhoucruzes na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para simbolizar as vítimas por covid-19 no país. Foto: Dida Sampaio / Estadão Foto:

PUBLICIDADE

O número de novas infecções notificadas nesta segunda foi de 21.088. No total, o Brasil tem 550.586 mortos e 19.706.704 casos da doença. Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. Segundo os números do governo, 18,39 milhões de pessoas estão recuperadas.

O Estado de São Paulo registrou 37 novas vítimas do coronavírus nas últimas 24 horas. Apenas o Paraná superou a barreira de 100 óbitos no dia, com 194 mortes no período.

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde 8 de junho do ano passado, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.

O Ministério da Saúde informou 18.999 novos casos e 578 mortes pela covid-19 nesta segunda-feira. No total, segundo a pasta, o Brasil tem 19.707.662 pessoas infectadas e 550.502 óbitos pelo coronavírus. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.