
21 de março de 2020 | 12h04
Atualizado 21 de março de 2020 | 12h57
SÃO PAULO - O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais vai paralisar as buscas por vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho neste sábado, 21, por causa da propagação do novo coronavírus. A tragédia, que ocorreu em janeiro do ano passado, matou 259 pessoas e há 11 desaparecidos.
Investigação contratada pela Vale aponta que mineradora sabia de problema em Brumadinho desde 2003
Em nota, a corporação informou que a determinação foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais e que a interrupção momentânea do trabalho é uma "medida de prevenção, enfrentamento e contingenciamento" da doença.
"A operação retornará com a constatação de inexistência de novos casos de contágio local comunitário, motivando a revogação do decreto de Situação de Emergência em Saúde no Estado". As buscas foram realizadas por 422 dias com um efetivo de 3.618 militares.
A corporação informou que vai adotar ações para preservação da área para que a interrupção do trabalho não inviabilize a retomada das buscas.
"Cabe ressaltar que o compromisso firmado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para com as famílias das 11 joias que permanecem desaparecidas se mantém inalterado. Passado o momento de caos, as buscas seguirão imbuídas na missão de oferecer uma resposta às famílias que ainda aguardam por uma despedida mais digna", diz a nota.
No último dia 13, o governo de Minas Gerais decretou estado de emergência por coronavírus. Segundo balanço divulgado nesta sexta-feira, 20, pelo Ministério da Saúde, o Estado tem 35 casos confirmados da doença.
Receba no seu email as principais notícias do dia sobre o coronavírus
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.