WENDELL MARQUES/ESTADAO
WENDELL MARQUES/ESTADAO

Calor de 30ºC lota praias de Ubatuba neste sábado

Muitos banhistas desrespeitaram recomendação de distanciamento social e uso de máscara

Redação, O Estado de S.Paulo

26 de setembro de 2020 | 19h45

A temperatura no Litoral Norte de São Paulo chegou a 30°C neste sábado, 26, e banhistas lotaram as praias de Ubatuba. Sem o devido distanciamento social, muitas pessoas desrespeitaram a recomendação para o uso de máscara.

Ubatuba se encontra na fase amarela do "Plano São Paulo". As praias estão liberadas, assim como o comércio para os banhistas (quiosques), desde que cumpram o protocolo de uso de máscara e mantenham distância segura. Praias como Toninhas e Maranduba ficaram lotadas de banhistas e guarda-sóis na areia.

De acordo com boletim epidemiológico emitido pela prefeitura de Ubatuba, neste sábado (26), o município registra 1.335 casos confirmados do novo coronavírus e 34 óbitos. Atualmente, sete pacientes estão internados por causa da doença.

Segundo a Ecopistas, que administra as rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto, vias de acesso ao Litoral Norte, o volume de tráfego chegou a 136 mil veículos. O aumento foi de 4,68% ao fluxo de veículos quando comparado ao fim de semana imediatamente anterior ao início da quarentena. Quando comparado ao último final de semana, a alta foi de 9,42% no fluxo.

Na Rodovia dos Tamoios, o aumento foi de 16,86% na descida da serra quando comparado ao fim de semana imediatamente anterior à quarentena. O órgão contabilizou quase 38 mil veículos nas praças de pedágio no sentido da descida. Houve aumento de 12,56 % no sentido do litoral quando comparado ao último final de semana.

Medidas prorrogadas

A Prefeitura de Ubatuba publicou dois decretos no último dia 15 referentes à pandemia da covid-19. O primeiro documento prorroga as medidas da quarentena no município até o dia 15 de outubro e segue o modelo do Governo do Estado, que também ampliou o prazo.

No decreto 7433/20 foram inseridas medidas de flexibilização. Está permitido, por exemplo, o sistema de alimentação self service nos restaurantes. No entanto, é necessário que o estabelecimento forneça luvas descartáveis aos clientes. Todos, aliás, obrigatoriamente devem usar máscaras faciais.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.