PUBLICIDADE

Campinas (SP) confirma primeiro caso de gripe suína na região

O paciente, que é de Vinhedo esteve nos Estados Unidos e desembarcou há aproximadamente uma semana

Por Tatiana Favaro e da Agência Estado
Atualização:

A Secretaria de Saúde de Campinas, a 95 quilômetros de São Paulo, registrou na quinta-feira o primeiro caso confirmado de gripe suína, provocada pelo vírus Influenza A (H1N1), na região. Segundo informações da secretaria e do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um homem de 29 anos, morador de Vinhedo, foi internado na terça-feira, 26, e permanece em área isolada.

 

Veja também:

PUBLICIDADE

 

O paciente esteve nos Estados Unidos e desembarcou há aproximadamente uma semana. O HC da Unicamp informou, por meio de assessoria, que o homem está bem e recebe tratamento específico. Segundo informou o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, parentes e pessoas que estiveram com o paciente deverão ficar em quarentena. O HC da Unicamp já tinha recebido oito casos suspeitos, descartados posteriormente.

 

A secretaria enviou uma notificação para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fim de informar os passageiros que estiveram no mesmo voo do paciente contaminado pelo vírus. "Isso já era esperado. Campinas tem um elevado fluxo de pessoas que vão ao exterior e vêm de lá, por ser um parque industrial, tecnológico e universitário.

 

O caso é emblemático, pois aponta que estamos no caminho certo, já que o paciente tinha informações, recebeu atenção e os serviços médicos suspeitaram se tratar do vírus, e não apenas liberaram o rapaz, alegando serem sintomas de gripe", afirmou Saraiva.

 

O secretário disse ser provável o surgimento de novos casos. "Estamos preparados. Vamos manter a linha de atenção e suspeição", afirmou Saraiva.

 

A enfermeira-responsável pela Vigilância Epidemiológica de Vinhedo, Maria das Graças Araújo, informou que a cidade reforçou as ações preventivas contra a gripe suína no município de 56 mil habitantes, a 79 quilômetros da capital paulista.

Publicidade

 

A partir de segunda-feira, representantes do setor vão distribuir banners e cartazes para pedir a colaboração da população em procurar os profissionais da saúde caso tenham os sintomas da gripe e tenham estado em área afetada ou em contato com casos suspeitos.

 

Distribuição de máscaras para casos suspeitos e funcionários do setor, e áreas e condução especiais para pessoas que precisem ficar em observação também serão disponibilizadas pelo poder público. Vinhedo tem cerca de 300 profissionais na área de saúde.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.