Cargueiro espacial europeu ATV-3 é lançado com sucesso

Veículo partiu da Guiana Francesa e deve chegar à Estação Espacial Internacional em cinco dias

Efe,

23 de março de 2012 | 08h17

 O terceiro veículo automático de transferência ATV-3, batizado de Edoardo Amaldi, foi lançado com sucesso desde Kourou, na Guiana Francesa, segundo informou a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

O foguete, do tipo Ariane 5, decolou à 1h34 de Brasília, e minutos depois a ESA confirmou que a nave já se dirigia à estação espacial.

O Edoardo Amaldi é a carga mais pesada já transportada por um foguete Ariane e deverá chegar à Estação Internacional Espacial dentro de cinco dias.

O veículo, cujo lançamento estava previsto inicialmente para o último dia 9, transportará combustível e provisões essenciais para os astronautas da estação espacial.

A nave transportará quase 600 quilos mais de carga sólida que seu antecessor e, além de alimentos e água, leva uma peça primordial do sistema que transforma a urina dos astronautas em água potável.

O Edoardo Amaldi tem ainda outra missão, uma vez que a estação orbita a uma altura de 400 quilômetros e a cada dia cairá entre 50 e 100 metros. Por esta razão, será necessário elevá-la, pelo que o ATV, assim que acoplado, acionará seus motores e aumentará a altura do complexo.

A nave permanecerá na estação especial em torno de seis meses, convertendo-se em um novo módulo habitável.

Tudo o que sabemos sobre:
cargueiroespacialGuiana Francesa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.