Eduardo Valente
Eduardo Valente

Casos de covid-19 dobram em Blumenau após reabertura de shoppings

Número de infectados saltou de 98 para 194 em apenas uma semana

Roberta Jansen, O Estado de S.Paulo

29 de abril de 2020 | 11h55

Os números da covid-19 praticamente dobraram em Blumenau, em Santa Catarina, em apenas uma semana, desde a reabertura dos shoppings da cidade, quando foram registradas imagens de filas e grande aglomeração nos centros comerciais. Na última quarta-feira, 22, os casos confirmados eram 98. Nesta terça, segundo a Prefeitura, o município já registrava 194 doentes.

A Prefeitura havia decretado a reabertura parcial do comércio em 13 de abril, mediante algumas medidas de precaução, quando a cidade somava 68 casos. Dez dias depois, liberou também a abertura dos shoppings. Em nota, o governo de Santa Catarina disse que o aumento “faz parte de um movimento esperado da doença diante da disseminação do vírus e da ampliação da testagem”.

“Não dá para falar em causa e efeito porque teríamos que ver se as pessoas que testaram positivo foram ao shopping”, explicou o infectologista Fernando Bozza, da Fiocruz. “Mas pode, sim, estar associado. De qualquer forma, indica que devemos ter atenção em relação a essas medidas. As curvas são ascendentes, não é o momento de flexibilizar as medidas de isolamento".

Blumenau não registra mortes em decorrência da covid-19. Em Santa Catarina, são 1.995 casos confirmados e 44 óbitos, de acordo com o Ministério da Saúde. O Estado iniciou a quarentena em 17 de março. Os primeiros casos em Blumenau foram registrados em 20 de março.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.