
29 de abril de 2020 | 11h55
Os números da covid-19 praticamente dobraram em Blumenau, em Santa Catarina, em apenas uma semana, desde a reabertura dos shoppings da cidade, quando foram registradas imagens de filas e grande aglomeração nos centros comerciais. Na última quarta-feira, 22, os casos confirmados eram 98. Nesta terça, segundo a Prefeitura, o município já registrava 194 doentes.
A Prefeitura havia decretado a reabertura parcial do comércio em 13 de abril, mediante algumas medidas de precaução, quando a cidade somava 68 casos. Dez dias depois, liberou também a abertura dos shoppings. Em nota, o governo de Santa Catarina disse que o aumento “faz parte de um movimento esperado da doença diante da disseminação do vírus e da ampliação da testagem”.
“Não dá para falar em causa e efeito porque teríamos que ver se as pessoas que testaram positivo foram ao shopping”, explicou o infectologista Fernando Bozza, da Fiocruz. “Mas pode, sim, estar associado. De qualquer forma, indica que devemos ter atenção em relação a essas medidas. As curvas são ascendentes, não é o momento de flexibilizar as medidas de isolamento".
Blumenau não registra mortes em decorrência da covid-19. Em Santa Catarina, são 1.995 casos confirmados e 44 óbitos, de acordo com o Ministério da Saúde. O Estado iniciou a quarentena em 17 de março. Os primeiros casos em Blumenau foram registrados em 20 de março.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.