Casos de dengue diminuem 49% no País, informa ministério

Houve aumento em 8 Estados: Acre, Amapá, Roraima, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e MS

Central de Notícias,

11 Maio 2009 | 18h54

Diminuiu em 49% o número de casos de dengue no Brasil. Segundo balanço do Ministério da Saúde, de 1º de janeiro até o dia 11 de abril, 226.513 pessoas contraíram a doença, 213.847 a menos em comparação a igual período do ano passado. Dezoito Estados e o Distrito Federal registraram redução no total de doentes.

 

Números da dengue no Brasil

 

Houve aumento, entretanto, em oito: Acre, Amapá, Roraima, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santos, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

 

A queda estende-se aos casos de febre hemorrágica de dengue, diagnosticada em 552 pessoas este ano. Em 2008, foram 2.531 - uma diferença de 72,2%. Os casos com complicações recuaram de 11.799, no ano passado, para 864.

 

"A dengue deve ser combatida todos os dias, mesmo nos períodos em que a chuvas diminuem. Isso porque o ovo do mosquito pode se manter em condições para eclodir e virar larva por um período de até 400 dias. Por isso, as ações devem ser intensificadas na época das chuvas, mas devem mantidas o ano todo", disse o diretor de Vigilância Epidemiológica do ministério, Eduardo Hage.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.