Ceará pretende construir base de lançamento de foguetes em Jeri

Diretor de agência também sugere criação de cursos na área de pesquisa espacial

Lauriberto Braga, Especial para o Estado,

16 de janeiro de 2013 | 17h50

FORTALEZA - O Ceará vai aumentar suas pesquisas espaciais e pretende construir uma base de lançamento de foguetes. Nesta quarta-feira, 16, o diretor de Satélites da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Gurgel esteve em Fortaleza e estabeleceu o fortalecimento da atuação cearense em pesquisas espaciais.

Para Carlos Gurgel "o Ceará tem potencial para sediar uma base de lançamento de pequenos foguetes". Segundo ele, uma das regiões propícias para a construção dessa base é Jijoca de Jericoacoara, a 420 quilômetros de Fortaleza, na conhecida praia de Jeri.

Sobre as pesquisas espaciais de uma maneira geral no Ceará, Carlos Gurgel sugere que sejam abertos cursos na Universidade Federal do Ceará (UFC) na área, com apoio dos profissionais formados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Boa parte dos formados nos últimos anos pelo ITA são cearenses.

A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que é responsável por formular e coordenar a política espacial do país.

Tudo o que sabemos sobre:
Foguetepesquisa espacial

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.