Ceará tem a primeira morte por gripe A desde 2010

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, moradora foi internada na semana passada, com insuficiência respiratória; bebê morreu quando ela chegava ao hospital

Ítalo Reis, Estadão.com.br,

13 de março de 2012 | 16h49

Uma grávida de 27 anos morreu nesta terça-feira, 13, em Fortaleza, por causa de complicações geradas pela Influenza A, também conhecida como gripe suína. De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará, esta é a primeira morte causada pela doença no Estado desde 2010. Outra gestante também está internada por causa do vírus.

 

A moradora da capital cearense deu entrada numa unidade hospitalar na semana passada, com insuficiência respiratória, e ao chegar na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, o bebê já estava morto. De acordo com o coordenador de Proteção à Saúde do Estado, o médico Manoel Fonseca, no fim de semana, exames laboratoriais confirmaram a doença.

 

A mulher teve complicações, sofreu uma parada cardiorrespiratória e insuficiência renal e acabou morrendo nesta madrugada. Durante o período, segundo Fonseca, a vítima foi tratada com antiviral.

 

A outra grávida chegou à maternidade de Beberibe, no interior do Ceará, e também teve a gripe A confirmada por exame laboratorial. A mulher de 21 anos teve o parto antecipado e, segundo a Secretaria de Saúde, está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A criança, com 4 dias de vida, também está na UTI neonatal. Segundo Fonseca, o estado de ambos é estável.

 

A Secretaria de Saúde informou que cinco casos de gripe A foram confirmados neste ano no Ceará. Em 2011, a cidade de Pedra Branca apresentou um surto e foram notificados mais de 800 casos, dos quais 23 foram confirmados por exame. Nenhum foi considerado grave.

 

Para controlar e prevenir, o Ministério da Saúde recomenda que os cidadãos lavem bem as mãos, principalmente depois de tossir ou espirrar; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies contaminadas; e manter os ambientes ventilados. 

 

Tudo o que sabemos sobre:
Gripe ACearámorteSaúdeVida

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.