Arquivo/AE
Arquivo/AE

Cerca de 150 cidades paranaenses terão mutirão contra dengue

Agentes atuarão nos municípios com maior Índice de Infestação Predial; Estado já registrou 530 casos em 2010

Agência Brasil,

03 Março 2010 | 12h06

Prefeituras e líderes comunitários se preparam para realizar, em conjunto com a Secretaria da Saúde do Paraná, mobilizações contra a dengue em 151 cidades do estado no próximo sábado, 6, e no dia 13 de março.

 

Veja também:

linkAgentes de saúde fazem greve durante epidemia da dengue no MS

linkDengue reduz estoques de sangue no interior de São Paulo

 

Segundo Ronaldo Trevisan, integrante da equipe estadual de controle da doença, o momento é de alerta. "O mutirão deve chamar atenção para os perigos da dengue e conscientizar a população sobre a responsabilidade de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É hora de dar um puxão de orelha nos paranaenses, de envolvê-los na solução do problema."

 

O Índice de Infestação Predial (IIP), criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para medir o risco de epidemia da dengue, foi o critério adotado pela secretaria na escolha dos municípios onde haverá o mutirão. No dia 6, as atividades serão realizadas em 66 cidades e no dia 13, em 85.

 

Maringá (169), Foz do Iguaçu (134) e Londrina (68) são as regiões que mais apresentam casos confirmados de dengue no Paraná em 2010.

 

O número de registros da doença neste ano preocupa a Secretaria da Saúde, que orienta a população a procurar o serviço de saúde em caso de dor de cabeça e no corpo e febre. A recomendação é que ninguém tome remédios sem prescrição médica. A secretaria destaca que a avaliação de um profissional de saúde é importante para diferenciar casos de dengue dos de influenza A (H1N1) - gripe suína -, que apresentam sintomas parecidos.

 

De acordo com o último boletim da secretaria, o número de casos confirmados no Paraná este ano chega a 530. Desse total, 399 pessoas foram infectadas no estado (casos autóctones) e 136 em outras localidades (casos importados). Esses dados foram divulgados no último dia 19 de fevereiro.

 

A secretaria informou que apresentará ainda nesta quarta-feira, 3, novos números sobre a dengue e a influenza A (H1N1) no Paraná. No ano passado, até 13 de março, haviam sido confirmados 102 casos de dengue, sendo 86 autóctones.

Mais conteúdo sobre:
Paranamutiraodengue

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.