Nilton Fukuda/AE
Nilton Fukuda/AE

Cerca de 250 mil brasileiros não sabem que foram infectados por HIV

Número de testes de HIV distribuídos pelo SUS saltou de 3,3 milhões, em 2005, para 8,9 milhões em 2009

Agência Brasil, BRASÍLIA

01 Dezembro 2010 | 12h26

BRASÍLIA - Cerca de 630 mil brasileiros vivem com HIV em todo o país - desses, 255 mil não sabem que foram infectados. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 1º, pelo Ministério da Saúde.

 

De acordo com a pasta, o número de testes de HIV distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passou de 3,3 milhões, em 2005, para 8,9 milhões em 2009. O índice de testagem para HIV em todo o país, no ano passado, foi de 38,4%.

 

Atraso no diagnóstico é desafio

 

Entre os desafios do combate à aids no Brasil, está o atraso no diagnóstico da doença. Para o presidente do Fórum de Organizações Não Governamentais (ONGs) Aids do estado de São Paulo, Rodrigo de Souza Pinheiro, ainda faltam informações e campanhas nesse sentido.

 

Segundo Pinheiro, o Estado cumpre seu papel de certa forma, mas ainda há muitos desafios. "Um deles é a questão do diagnóstico tardio, muitas pessoas ainda demoram para ser diagnosticadas, então acho que deveríamos ter mais campanhas, mais serviços que pudessem atender e conscientizar a população a fazer o teste de HIV", afirma.

 

"Outro grande desafio no Brasil é a inclusão de pessoas soropositivas na sociedade. O preconceito com as pessoas que convivem com HIV/aids é muito grande. Uma das questões que temos trabalhado é para que realmente venha a diminuir essa questão do preconceito e da discriminação".

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.