
02 de junho de 2009 | 17h38
autoridades chilenas confirmaram a primeira morte por gripe suína no país, e que também se tornou o primeiro falecimento causado pelo vírus H1N1 na América do Sul.
Veja também:
Mapa: veja como a gripe está se espalhando
Entenda a gripe suína: perguntas e respostas
Infectologista esclarece cuidados que serão tomados
Veja galeria de fotos da gripe suína pelo mundo
'Meios de transportes facilitam a propagação'
Folheto oficial do Ministério da Saúde
A vítima, Fernando Vera Maldonado, de 37 anos, morreu na madrugada de segunda-feira no hospital de Puerto Montt, cerca de mil quilômetros ao sul de Santiago, informaram à Agência Efe fontes do Instituto de Saúde Pública (ISP), subordinado ao Ministério da Saúde.
As autoridades disseram que a morte de Maldonado, devido a uma insuficiência renal e a uma parada cardiorrespiratória, foi causada pela gripe.
Fontes médicas explicaram à imprensa local que o paciente apresentava sintomas relacionados com a doença, mas demorou a recorrer aos serviços de saúde e seu estado piorou.
Até agora, a gripe já matou 97 pessoas no México, 17 nos Estados Unidos e uma na Costa Rica.
O número de infectados pela doença no Chile chegou a 313, quatro dos quais se encontram em estado grave - três deles hospitalizados em Santiago e um em Puerto Montt.
Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.
Encontrou algum erro? Entre em contato