Handout/Reuters
Handout/Reuters

Cientistas americanos apresentam metal mais leve do mundo

Material criado em laboratório na Universidade da Califórnia é 100 vezes mais leve que o isopor

Efe,

21 de novembro de 2011 | 08h23

Uma equipe de cientistas apresentou nesta última sexta-feira, 18, o metal mais leve do mundo (100 vezes mais leve que o isopor).

O novo metal, inventado por cientistas da Universidade da Califórnia, dos Laboratórios HRL e do Instituto de Tecnologia da Califórnia, foi apresentado no número desta semana da revista "Science".

Para comprovar a descoberta, a equipe divulgou uma foto em que o novo metal aparece sustentado por um "dente de leão", planta famosa por sua leveza.

De acordo com os pesquisadores, o segredo está na combinação de apenas 0,01% do material sólido com 99,99% de ar na formulação da estrutura.

"O truque foi produzir uma rede interligada de tubos ocos, com uma parede de espessura cerca de mil vezes mais fina que um fio de cabelo humano", afirmou o autor do estudo, Tobias Shandler, ao jornal "Los Angeles Times".

Além de leve, o novo metal também é resistente. Os pesquisadores o submeteram a estresse térmico, vibração, descarga elétrica e, após ser comprimido por uma alta pressão, o material se recuperou até alcançar 98% de seu volume original.

Tudo o que sabemos sobre:
Metal mais leve do mundociência

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.