
08 de maio de 2009 | 10h53
LONDRES - A Agência de Proteção à Saúde do Reino Unido conseguiu sequenciar o código genético completo do vírus A H1N1, que causa a gripe suína. A medida é o primeiro passo para a produção de uma vacina contra a doença, segundo o ministro da saúde britânico, Alan Johnsson.
Veja também:
Mapa: veja como a gripe está se espalhando
Entenda a gripe suína: perguntas e respostas
Infectologista esclarece cuidados que serão tomados
Veja galeria de fotos da gripe suína pelo mundo
'Meios de transportes facilitam a propagação'
Folheto oficial do Ministério da Saúde
"Esta é a chave para entender como o vírus trabalha e para identificar as partes dele que podem ser utilizadas em uma vacina", disse o ministro em uma visita ao Instituto Biológico Nacional em Londres nesta sexta-feira, 8.
Os cientistas estão confiantes de que protótipos de uma vacina podem ser feitos na Europa nos próximos meses antes que uma imunização possa ser produzida em larga escala. Segundo a diretora da Agência de Proteção à Saúde, Maria Zambom, a cada dia os cientistas aprendem mais sobre o vírus.
"Demos um passo importante contra a gripe. A velocidade da pesquisa é testemunho da dedicação dos cientistas pelo mundo", completou o ministro.
Canadá
Na última quarta-feira, cientistas canadenses também haviam anunciado a descoberta do sequenciamento genético do vírus. "Trata-se de um marco importante e significativo para nós, mas ainda há muito trabalho pela frente", disse o secretário canadense de saúde pública, David Butler-Jones na ocasião.
Encontrou algum erro? Entre em contato