Cientistas da Nasa descobrem sistema com cinco planetas

Cientistas da Nasa anunciaram naterça-feira a descoberta de um quinto planeta orbitando umaestrela fora do nosso próprio Sistema Solar --que são maiscomuns do que se pensava, a julgar por essa descoberta. O novo planeta é muito maior que a Terra, mas a umadistância similar do seu sol, a estrela 55 Cancri, explicou aastrônoma Debra Fischer, da Universidade Estadual de SanFrancisco. É teoricamente possível que haja vida numa lua que orbite onovo planeta, mas tal lua seria pequena demais para serdetectada usando os métodos atuais, segundo os astrônomos. "A estrela é bem parecida com o nosso próprio sol. Tem emtorno da mesma massa e em torno da mesma idade que o nossosol", disse Fischer a jornalistas. "É um sistema que pareceestar repleto de estrelas." Foram necessários 18 anos de uma busca cuidadosa etrabalhosa para encontrar os cinco planetas, um após outro,medindo as pequenas oscilações que eles causam na órbita daestrela ao passarem diante dela. O primeiro planeta descobertolevou 14 anos para completar uma órbita. A 55 Cancri fica a cerca de 41 anos-luz (385 trilhões dequilômetros) da Terra, na constelação de Câncer. O planeta recém-descoberto tem uma massa equivalente a 45vezes a da Terra e pode ser parecido com Saturno, segundo osastrônomos. (Por Maggie Fox)

REUTERS

06 de novembro de 2007 | 21h44

Tudo o que sabemos sobre:
CIENCIACINCOPLANETAS

Tendências: