12 de março de 2012 | 08h50
Pesquisadores australianos conseguiram produzir um tipo de trigo resistente e de alto rendimento que é tolerante ao solo salgado. Essa nova espécie de planta pode ajudar a acabar com a escassez alimentar em lugares áridos e semi-áridos, onde os agricultores lutam com a alta salinidade da terra.
Os estudiosos usaram um gene que creem ser responsável por controlar o teor de sal nas plantas, e que estava isolado há mais de 10 anos, a partir de uma variedade antiga de trigo. O trabalho foi publicado nesta segunda, 12, na revista Nature Biotechnology.
"Esta é a primeira vez que uma variação genética que se perdeu em plantas, por meio da domesticação, foi recuperada de um parente selvagem e colocada de volta na planta", disse o pesquisador Matthew Gilliham, da Escola de Agricultura da Universidade de Adelaide, na Austrália.
O gene produz uma proteína que está presente nas raízes do trigo e que ajuda a bloquear a 'viagem' do sal, afirmou o pesquisador. Segundo ele, o sal reduz a produtividade e, eventualmente, pode matar a planta. "Quando as plantas crescem em condições salinas, as enzimas não funcionam muito bem", disse Gilliham.
Os pesquisadores cultivaram a nova variedade de trigo em solos com alto teor de sal e descobriram que ela produzia rendimento de até 25% mais do que as cepas sem o gene antigo.
"As pessoas vão ver como isso funciona e talvez em 5 anos poderemos beneficiar outras variedades de trigo", explicou Gilliham.
Para ele, os agricultores da África Subsaariana, Austrália, Estados Unidos e Rússia também podem utilizar o trigo modificado.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.