HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO
HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO

Chefe de centro contra coronavírus em SP, David Uip tem coronavírus

Infectologista de 67 anos teve febre e tosse; além de Doria, ele teve contato nos últimos dias com secretários e com o prefeito Bruno Covas

Érika Motoda, O Estado de S.Paulo

23 de março de 2020 | 14h03
Atualizado 24 de março de 2020 | 08h04

SÃO PAULO - O infectologista David Uip, chefe do Centro de Contingenciamento do Coronavírus, está com o novo com o covid-19, informou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB)

"O resultado do exame do Dr Davi Uip, Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, deu positivo para COVID-19. Ele está isolado, passa bem e permanecerá em sua residência", escreveu Doria no Twitter. Governador disse que também se submeteu ao teste e prometeu divulgar o resultado.

Uip apresentou tosse e febre na madrugada de domingo para esta segunda-feira, 23, e fez  o teste para o coronavírus nesta manhã. O infectologista, de 67 anos, foi examinado no Hospital Sírio-Libanês, onde ele mesmo coordena o departamento de Infectologia.

No Palácio dos Bandeirantes, a notícia deixou o primeiro escalão do governo em alerta, uma vez que o médico vem participando de mais de uma reunião diária com o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, e com o governador João Doria (PSDB).

Uip é ex-secretário estadual da Saúde (na gestão Geraldo Alckmin, também do PSDB) e também já foi diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, hospital de referência da área na rede pública.   Foi o próprio Doria quem tornou pública a suspeita em Uip, afirmando buscar transparência. O resultado do exame deverá ser divulgado pelo governo do Estado.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi outra autoridade que teve contato com Uip nos últimos dias. Ele também informou que fará o teste e permanecerá isolado até o resultado. Desde o ano passado, Covas tem passado por um tratamento de quimioterapia, para enfrentar um câncer. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Bruno Covas (@brunocovas) em

 

Tudo o que sabemos sobre:
David UipJoão Doriacoronavírus

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.