23 de novembro de 2018 | 00h27
SÃO PAULO E BRASÍLIA - Médicos cubanos começaram, nesta quinta-feira, 22, a deixar o Brasil em voos de volta para Havana a partir do Aeroporto de Brasília. De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), cinco voos estavam confirmados entre esta quinta e o próximo sábado, 24. A previsão é que milhares de profissionais deixem o País até o dia 12 de dezembro.
Em Brasília, filas de cubanos se formaram para o embarque. Muitos deles levavam pertences adquiridos no Brasil - a maioria despachava aparelhos televisores. Com bandeiras similares as que portavam na chegada ao País no início do programa Mais Médicos, em 2013, os cubanos se despediram.
Nesta quinta, o Ministério da Saúde informou ter prorrogado o prazo para inscrições de médicos brasileiros no programa. Agora, os profissionais poderão demonstrar interesse até o dia 7 de dezembro. A mudança ocorreu após o sistema de inscrições apresentar instabilidades nesta quarta-feira, 21. Balanço divulgado nesta quinta aponta que 11.429 médicos se inscreveram, dos quais 5.212 tiveram o pedido confirmado. Desses, 3.648 já escolheram os municípios onde vão trabalhar, mas esses locais não foram divulgados.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.