Começa segunda fase da vacinação contra a paralisia infantil

115 mil postos de vacinação funcionarão, das 8h às 17h, em todo o País - sendo 14,8 mil no Estado de SP

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Começou neste sábado, 13, às 8 horas, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil(poliomielite) para as crianças menores de cinco anos.

 

PUBLICIDADE

Em São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar 2,83 milhões de crianças menores de 5 anos - 95% do total -, independentemente de terem ou não sido vacinadas na primeira fase, ocorrida em 18 de junho.

 

No Parque do Ibirapuera, local da abertura da campanha na cidade, as crianças poderão ser vacinadas e brincar em um parque com piscina de bolinhas, pula-pula e palhaços, além de participar de atividades como pintura de rosto e ganhar máscaras do Zé Gotinha.

 

A relação dos postos de vacinação da Grande São Paulo pode ser conferida no site do Centro de Vigilância Epidemológico da cidade.

 

A maioria das salas funcionará das 8 às 17 horas. Será possível também atualizar gratuitamente a caderneta de vacinação.

 

A primeira etapa da campanha contra a poliomielite foi realizada em 18 de junho. No Estado, 2,85 milhões de crianças receberam a vacina. Por meio de nota à imprensa, a Secretaria estadual da Saúde afirma que "todas as crianças menores incluídas na vacinação, independentemente de terem sido ou não imunizadas na primeira fase da campanha, devem retornar aos postos de saúde no próximo dia 13 (sábado)".

 

As vacinas não têm custo e contraindicação. A recomendação é não vacinar imunodepressivos que tenham câncer ou aids, ou crianças que tenham apresentado reação alérgica grave com a dose anterior. Se a criança estiver com febre ou infecção, deve-se consultar um médico antes de tomar a dose.

Publicidade

 

"É muito importante que os pais estejam atentos e levem seus filhos para tomar a vacina Sabin, protegendo as crianças contra a poliomielite e colaborando para evitar o retorno da circulação do vírus causador da doença no Estado", afirmou em nota à imprensa Maristela Rossi, da Divisão de Imunização da Secretaria.

 

São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus circula em países da África e da Ásia é fundamental a imunização anual.

 

Sarampo

 

Começa hoje também, em 18 Estados e no Distrito Federal, a segunda fase da imunização contra o sarampo. Devem ser vacinadas as crianças com idades entre 1 e 6 anos, que não receberam a dose na primeira fase da campanha.

 

O país já registrou 18 casos de sarampo este ano. Todos foram considerados importados, ou seja, provocados por vírus circulante em outro país. A Europa enfrenta um surto da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já contabilizou 11,5 mil casos em todo o mundo este ano, sendo mais de 7 mil somente na França.

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.