Bruce Mars/Unsplash
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Como controlar o sono depois do almoço?

De acordo com a diretora do Instituto do Sono, a sonolência é denominada cientificamente de letargia pós-prandial

Redação, O Estado de S.Paulo

18 de junho de 2022 | 05h00

Na hora do almoço, depois da refeição, tenho vontade de cochilar, mas não posso. Como controlar esse sono depois do almoço? 

Artur Leão - Mogi-Guaçu, SP

Responde Monica Andersen, diretora do Instituto do Sono

Essa sonolência depois do almoço, denominada cientificamente de letargia pós-prandial, é o resultado natural do processo de digestão no corpo humano. Então não é possível evitar totalmente a vontade de tirar um cochilo, mas algumas atitudes podem minimizar seus efeitos. 

Você deve evitar refeições em grandes quantidades. Quanto maior a ingestão de alimentos, mais tempo o organismo vai demorar para digerir a comida. 

Além disso, procure não comer carboidratos em excesso e alimentos com alto teor de gordura. Eles geram um pico de glicemia no sangue, que é seguido por uma baixa. É nesse momento que temos essa sensação de falta de energia e sonolência. 

Ter uma boa noite de sono também é fundamental. Você não entrou em detalhes sobre seus hábitos, mas a sonolência excessiva durante o dia pode ser resultado de débito do sono. Trata-se da diferença entre a quantidade de horas que dormimos e as que nosso organismo necessita para descansar. Talvez você esteja dormindo pouco. 

Caso você possa tirar uma soneca depois do almoço, aproveite a sesta. Descansar alguns minutos pode melhorar o desempenho no restante do dia e trazer bem-estar. No entanto, o cochilo não deve passar de trinta minutos.

Tem alguma dúvida que gostaria de ser respondida por um especialista? Mande para ana.lourenco@estadao.com ou no Instagram @bemestarestadao

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