PUBLICIDADE

Como controlar o sono depois do almoço?

De acordo com a diretora do Instituto do Sono, a sonolência é denominada cientificamente de letargia pós-prandial

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Na hora do almoço, depois da refeição, tenho vontade de cochilar, mas não posso. Como controlar esse sono depois do almoço?  Artur Leão - Mogi-Guaçu, SP

A soneca após o almoço não deve passar de 30 minutos Foto: Bruce Mars/Unsplash

PUBLICIDADE

Responde Monica Andersen, diretora do Instituto do Sono

Essa sonolência depois do almoço, denominada cientificamente de letargia pós-prandial, é o resultado natural do processo de digestão no corpo humano. Então não é possível evitar totalmente a vontade de tirar um cochilo, mas algumas atitudes podem minimizar seus efeitos. 

Você deve evitar refeições em grandes quantidades. Quanto maior a ingestão de alimentos, mais tempo o organismo vai demorar para digerir a comida. 

Além disso, procure não comer carboidratos em excesso e alimentos com alto teor de gordura. Eles geram um pico de glicemia no sangue, que é seguido por uma baixa. É nesse momento que temos essa sensação de falta de energia e sonolência. 

Ter uma boa noite de sono também é fundamental. Você não entrou em detalhes sobre seus hábitos, mas a sonolência excessiva durante o dia pode ser resultado de débito do sono. Trata-se da diferença entre a quantidade de horas que dormimos e as que nosso organismo necessita para descansar. Talvez você esteja dormindo pouco. 

Caso você possa tirar uma soneca depois do almoço, aproveite a sesta. Descansar alguns minutos pode melhorar o desempenho no restante do dia e trazer bem-estar. No entanto, o cochilo não deve passar de trinta minutos.

Publicidade

Tem alguma dúvida que gostaria de ser respondida por um especialista? Mande para ana.lourenco@estadao.com ou no Instagram @bemestarestadao

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.