Anna Pelzer/unsplash
Anna Pelzer/unsplash

Como funciona a suplementação na dieta vegetariana?

De acordo com o nutricionista Gilberto Simeone, antes de tudo é preciso garantir uma dieta com qualidade e variedade

Redação, O Estado de S.Paulo

25 de junho de 2022 | 05h00

Estou no processo de me tornar vegetariana, mas não gostaria de tomar suplementos. É possível? 

Rayelle Silveira, São Paulo

Responde Gilberto Simeone, nutricionista e professor do Curso de Nutrição da UFMG

O processo de se tornar vegetariano, ou até vegetariano estrito, como o vegano, exige algumas adaptações importantes, principalmente na qualidade e variedade da dieta.

Eliminando fontes de origem animal, é extremamente necessário que a pessoa seja bem orientada por nutricionistas e médicos, para que diversifique as fontes de nutrientes e de alimentos de origem vegetal. Afinal, por causa de sua forma constitutiva, esses alimentos possuem partes que interferem na digestão e absorção de nutrientes. Ou seja, o aproveitamento desses nutrientes pelo corpo, em geral, pode ser menor.

Daí, reforço a importância da qualidade na alimentação e de que a pessoa seja sempre acompanhada e monitorada por nutricionistas. Bons planos alimentares com vegetais aumentam o número de combinações e, em geral, melhoram os índices de absorção dos nutrientes. Modos de preparo também são fundamentais, pois podem melhorar ou diminuir os efeitos dos interferentes.

Após a pessoa definir seus hábitos, aí sim podemos pensar em suplementação. É importante avaliar, no médio e longo prazo, se a pessoa está mantendo seu estado nutricional ou apresenta deficiência de algum nutriente após a adoção da dieta.

Dificilmente o vegetariano vai escapar da suplementação de vitamina B12. Ela não será encontrada em alimentos de origem vegetal e deverá ser suplementada, pois é essencial para nosso organismo. 

Dependendo do caso, alguns micronutrientes, principalmente certos minerais, também poderão ser necessários na suplementação. Avalie com seu médico.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.