Confirmado mais um caso de contaminação do H1N1 no Rio

Segundo Ministério, paciente teve contato com pessoa já infectada, que esteve nos EUA recentemente

Sandra Manfrini, da Agência Estado,

29 Maio 2009 | 19h02

Foi confirmado no País mais um caso de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1), chamado de gripe suína, desta vez, no Rio de Janeiro. Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde, o paciente teve contato próximo com uma outra pessoa já infectada, que esteve nos Estados Unidos recentemente. A nova vítima do vírus está internada e passa bem.

 

Veja também:

especial Mapa: veja como a gripe está se espalhando

especialEntenda a gripe suína: perguntas e respostas 

video Infectologista esclarece cuidados que serão tomados 

mais imagens Veja galeria de fotos da gripe suína pelo mundo   

som 'Meios de transportes facilitam a propagação'

documento Folheto oficial do Ministério da Saúde

 

Com este, sobe para 15 o total de casos confirmados no País e eles foram registrados nos Estados de São Paulo (6), Rio de Janeiro (5), Santa Catarina (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1). O ministério informa que, para todos os casos, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes.

 

Além dos casos confirmados, 18 casos suspeitos de Influenza A estão sendo acompanhados em dez Estados do País. As amostras de secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Além disso, 20 outros casos estão em monitoramento, em nove Estados, e até hoje 333 foram descartados.

 

O ministério da Saúde reafirma, na nota, que considera que não há evidências de sustentabilidade de transmissão de pessoa a pessoa do vírus da Influenza A.

 

São Paulo

 

A Secretaria de Saúde de Campinas, a 95 quilômetros de São Paulo, registrou na quinta-feira o primeiro caso confirmado de gripe suína, provocada pelo vírus Influenza A (H1N1), na região. Segundo informações da secretaria e do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um homem de 29 anos, morador de Vinhedo, foi internado na terça-feira, 26, e permanece em área isolada. 

 

O paciente esteve nos Estados Unidos e desembarcou há aproximadamente uma semana. O HC da Unicamp informou, por meio de assessoria, que o homem está bem e recebe tratamento específico. Segundo informou o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, parentes e pessoas que estiveram com o paciente deverão ficar em quarentena. O HC da Unicamp já tinha recebido oito casos suspeitos, descartados posteriormente. 

 

A secretaria enviou uma notificação para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fim de informar os passageiros que estiveram no mesmo voo do paciente contaminado pelo vírus. "Isso já era esperado. Campinas tem um elevado fluxo de pessoas que vão ao exterior e vêm de lá, por ser um parque industrial, tecnológico e universitário.

 

 

(Com Tatiana Fávaro, de O Estado de S. Paulo)

Mais conteúdo sobre:
gripe suínainfluenza A (H1N1)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.