Fabio Motta/AE
Fabio Motta/AE

Conheça os cuidados essenciais com alimentação e hidratação

Veja as dicas sobre o que comer e o que beber antes e durante a prova

Estadão.com.br,

12 de dezembro de 2011 | 19h14

Comer bem é um fator decisivo na etapa final dos preparativos para a São Silvestre. Veja o que dizem os especialistas:

* Dois dias antes: - Aumente um pouco a proporção de carboidratos e beba entre 2 litros e meio de água, além de isotônico

- Coma 5 vezes ao dia

 

* Na véspera:

- Durma bem, entre 7 a 9 horas de sono

- Consuma alimentos leves e com alto teor de carboidratos. Evite itens ricos em gorduras e fibras, pois podem causar desconforto estomacal durante o exercício

- Evite consumir álcool

- Não corra se estiver gripado ou se sentindo mal

 

* No dia da prova:

- Tome café da manhã entre 7H e 9H. O ideal é priorizar carboidratos e evitar proteínas e alimentos de difícil digestão

- Almoce às 13h00. Recomenda-se ingerir uma massa simples ou uma refeição mais leve. Mantenha a hidratação do corpo, sem exageros.

 

* Durante a prova:

- Pegue água rigorosamente em todos os postos da corrida. Lembre que é preciso ingerir em torno de 600 a 700 ml/hora. Essa quantidade é suficiente - mas evite exageros

* Importante: leve algo para comer até uma hora e meia antes da largada, tipo um pão puro. Não corra com fome

* Dica 1: coma o que se está acostumado. Não 'inove' na dieta nesse período

* Dica 2: experimente esse protocolo antes do dia da corrida

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