PUBLICIDADE

Consórcio de veículos de imprensa só publicará dados das vacinação em dias úteis

Mudança foi motivada por problemas na consolidação dos números com secretárias estaduais nos finais de semana e feriados

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A partir desta sexta-feira, 15, o consórcio de veículos de imprensa deixará de publicar a atualização dos números de vacinados no País contra a covid-19 nos finais de semana e feriados. A atualização desses dados segue normal nos dias úteis. Já a coleta e divulgação de números de casos e mortes decorrentes da doença continuará sendo diária.

Tal mudança se deve a problemas com a consolidação dos dados sobre o número de vacinas aplicadas por parte das secretarias estaduais aos fins de semana e feriados. Muitos estados deixaram de atualizar os números da vacinação nesses dias, desta forma, os dados coletados não correspondiam a realidade de fato.  

Vacinação contra a covid-19 no Brasil Foto: Arte sobre foto de Tiago Queiroz/Estadão

Criado em junho de 2020, o consórcio de veículos de imprensa formado pelo Estadão, g1, O Globo, Extra, Folha e UOL é uma parceria inédita em resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, e que foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados. O balanço de óbitos, casos e números de vacinados é resultado desta parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.