Wilton Junior/Estadão
Wilton Junior/Estadão

Covid-19: Estados pedem apoio do governo federal para combate à variante Delta

Fórum dos Governadores enviou ofício ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga pedindo doses extras de vacina ao Rio de Janeiro, um dos epicentros de disseminação da nova cepa

Redação, O Estado de S.Paulo

05 de agosto de 2021 | 23h50

O Fórum de Governadores enviou ofício ao ministro da Saúde Marcelo Queiroga solicitando apoio ao combate à variante Delta do novo coronavírus. Os administradores estaduais colocam no documento uma preocupação com uma terceira onda da covid-19, impulsionada por essa variante.

No documento, os governantes solicitam vacinas adicionais ao Rio de Janeiro, um dos epicentros da disseminação da Delta. O quadro do Estado é apontado não somente como ameaça à população carioca mas também aos esforços nacionais de combate à pandemia. Na capital fluminense, a cepa representa 45% de todos os diagnósticos de covid-19.

No ofício, os governadores expressam "expectativa de que ações imediatas levadas a cabo por esse ministério sejam neste momento destinadas ao referido Estado, de modo a evitar uma catástrofe de proporções ainda mais graves no futuro próximo, caso o atual ritmo de transmissibilidade da variante Delta não seja contido em tempo hábil".

Os governadores destacam que estudos indicam a variante delta com taxas de transmissibilidade 100% maiores do que o vírus original e 30% acima da variante Gama (primeiramente conhecida como P.1).

O Ministério da Saúde informou à Agência Brasil que recebeu e analisa o ofício.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.