01 de setembro de 2011 | 12h06
BRUXELAS - Os satélites que entrarem em órbita dentro do programa espacial Galileu receberão o nome das crianças europeias que ganharem um concurso de desenho.
Conheça o programa espacial Galileu
Serão feitas várias semifinais até que haja um vencedor em cada Estado membro da União Europeia (UE), como já aconteceu na Bélgica e na Bulgária, de onde surgiram os novos satélites Thijs e Natalia.
A Comissão Europeia divulgou o concurso para os demais 25 países do bloco, que serão encarregados de nomear os satélites que entrarão em órbita até 2019.
A iniciativa, dirigida a crianças de entre 9 e 11 anos de idade, pretende "estimular a criatividade e fazer com que se apaixonem pelo espaço e por suas oportunidades", afirmou em comunicado o comissário europeu de Indústria, Antonio Tajani.
O prazo para apresentar desenhos vai de 1 a 15 de novembro. Poderá se inscrever qualquer criança que more na UE e que tenha nascido entre 2000 e 2002, quando começou o programa Galileu.
O desenho terá que estar relacionado com o espaço ou com a aeronáutica e deverá ser enviado à organização através do site da Comissão Europeia. Um júri de cada país selecionará o melhor desenho e o ganhador poderá dar seu nome a um satélite europeu.
Em 2012 será realizado o primeiro dos 30 lançamentos de satélites, que serão batizados com o nome das crianças em seus respectivos idiomas, seguindo a ordem alfabética de seus países.
O programa Galileu é o primeiro grande projeto da UE na área de navegação por satélite para pôr em órbita em nível mundial um sistema capaz de competir com o líder GPS.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.