Crianças internadas após surto de infecção em escola de Santo André têm alta

56 alunos do colégio Jatobá, com idades entre 1 e 12 anos, foram internadas na última semana após uma infecção intestinal

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Os dois últimos alunos do Colégio Jatobá, em Santo André, que permaneciam internados após um surto de gastroeneterite, tiveram alta médica neste sábado, 29. Ao todo, 56 crianças, com idades entre 1 e 12 anos, foram hospitalizados com os sintomas da doença. Ainda não se sabe o que causou o surto.

PUBLICIDADE

Os primeiros registros surgiram no último dia 21, quando 13 criancas do colégio foram hospitalizadas. As crianças apresentaram quadro de diarreia, dor abdominal, vômito, febre, dor de cabeça e desidratação. Quatro alunos foram, inclusive, levados para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Brasil, em Santo André.

Nesta sexta-feira, 28, o laudo de três amostras de alimentos recolhidas na escola deram negativos para bactérias patogênicas, o que significa que a comida não estava contaminada. O resultado da amostra da água também foi negativo. Outras análises ainda estão sendo feitas.

Coordenação do Colégio Jatobá divulgou comunicado em site Foto: Reprodução

A Prefeitura de Santo André informou que a cozinha e o berçário do colégio particular foram interditados pela Vigilância Sanitária, já que foram encontradas irregularidades no processo de produção e manipulação dos alimentos. Os dois ambientes só poderão ser reabertos com as adequações das estruturas físicas de equipamentos e validação dos procedimentos de boas práticas de manipulação alimentar.

Na segunda-feira, 31, técnicos sanitários farão nova inspeção no colégio para verificar o processo de desinfecção dos ambientes e reservatórios de água. Se for constatada conformidade com as normas, a escola será aberta na terça-feira, 1º de setembro, mas com restrição à produção e manipulação de alimentos, ou seja, com impedimento legal de produzir refeição e preparar o leite. 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.