REUTERS/Bernardo Montoya
REUTERS/Bernardo Montoya

Dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado mobiliza 42 mil postos de saúde no Brasil

Devem ser vacinadas crianças e jovens de 5 a 19 anos; quem já tomou duas doses não precisa se imunizar

Renata Okumura, O Estado de S.Paulo

15 de fevereiro de 2020 | 09h40

SÃO PAULO - Neste sábado, 15, 42 mil postos de saúde de todo o Brasil estarão abertos para o dia D de vacinação contra o sarampo, doença altamente contagiosa e que pode levar à morte. Nesta etapa da campanha devem ser vacinadas crianças e jovens de 5 a 19 anos. Até 13 de março, o Ministério da Saúde espera vacinar 3 milhões de pessoas nesta faixa etária. 

O horário de abertura dos postos de saúde varia de região para região. Na capital paulista, a maioria abriu às 8 horas. Algumas unidades ficarão abertas até 17 horas. Confira as unidades

Na sexta-feira, 14, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou a morte de um bebê de oito meses, que não tinha sido vacinado. Foi a primeira vítima da doença no Estado desde o ano 2000. A criança morreu em 6 de janeiro, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. 

Para Entender

Entenda quem deve tomar a vacina contra o sarampo

A vacina é gratuita e está disponível em postos de saúde; doença é contagiosa e pode matar

A campanha reforça a importância da vacinação para prevenir o surto da doença. A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo afirma que o público que não se vacinar neste sábado pode ir até o dia 13 de março em um dos postos de saúde da cidade. No mesmo período, a pasta intensificará a vacinação contra sarampo em pessoas de até 29 anos de idade e também contra febre amarela para todas as idades.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.