Felipe Rau/AE
Felipe Rau/AE

Emílio Ribas examina suspeita de caso de gripe suína no Brasil

Um mexicano com cerca de 30 anos deu entrada no sábado, 25, no hospital com alguns dos sintomas da doença

Wellington Bahnemann, da Agência Estado,

26 Abril 2009 | 15h14

O Instituto de Infectologia de Emílio Ribas confirmou, neste domingo, 26, a ocorrência da suspeita do primeiro caso de gripe suína no Brasil. Um mexicano com cerca de 30 anos deu entrada no sábado, 25, no hospital com alguns dos sintomas da doença, segundo o médico do Instituto, Edmilson Calore, que examinou a pessoa hoje. "O paciente apresenta um quadro gripal, mas os exames radiológicos do tórax não sinalizaram algo mais grave. Provavelmente este paciente não está com a gripe suína", explicou o especialista.

 

Veja também: 

mais imagens Galeria: Gripe suína

linkNY tem confirmação de casos de gripe suína em escola

linkGoverno dos EUA declara emergência de saúde pública no país

linkOMS tenta elaborar um plano para a gripe suína

linkSurto de gripe no México e EUA tem potencial de pandemia

linkOMS declara gripe suína como 'emergência internacional'

linkBrasil deflagra operação para evitar gripe suína

linkEUA dizem que é tarde para conter doença no país

linkNova cepa de gripe é mistura genética

 

Por precaução, o mexicano, cujo nome não pode ser revelado, está isolado na unidade terapia intensiva (UTI) para a realização novos exames. "O paciente deve permanecer mais alguns dias na UTI em razão da epidemiologia do caso", disse Calore. Segundo o médico, o paciente apresentou os sintomas da gripe no Brasil. "Entre a contaminação e o desenvolvimento dos sintomas, transcorre-se certo tempo. Os sintomas apareceram aqui no Brasil", afirmou.

 

De acordo com o médico, há informações de que o paciente esteve na Cidade do México antes de embarcar para o Brasil - a capital mexicana é uma das cidades que têm apresentado o maior número de vítimas e suspeitos da gripe suína. Segundo informações das autoridades mexicanas, há registros de 1,3 mil casos da doença em todo o México desde 13 de abril, com até 81 mortos.

 

Além desse paciente já em avaliação, Calore relatou que há uma suspeita de um segundo caso de gripe de suína. Segundo o médico, o paciente está sendo trazido neste momento para o hospital, mas, por enquanto, não há informações detalhadas sobre este novo caso.

Mais conteúdo sobre:
gripe suína

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.