Divulgação/Tanita
Divulgação/Tanita

Empresa japonesa cria esteira que avalia a qualidade do sono

Equipamento monitora respiração e movimentos do corpo durante o sono do usuário

Efe

07 Abril 2010 | 09h45

Uma empresa japonesa inventou uma esteira capaz de analisar a qualidade do sono de quem dorme sobre ela, especialmente projetada para idosos, doentes e motoristas profissionais, informou nesta quarta-feira, 7, a companhia Tanita, responsável pelo produto.

 

Batizada como "Sleep Scan", a esteira contém sensores que a cada hora gravam em um cartão de memória uma série de dados, como o ritmo de sua respiração, os movimentos de seu corpo ou quantas vezes a pessoa desperta.

 

Os dados são transferidos depois a um computador que os analisa para determinar a profundidade do sono do usuário em quatro níveis.

 

O aparelho, que tem uma largura de 86,3 centímetros, uma espessura de 2,6 centímetros e pesa 1,3 quilo, será lançada no mercado japonês em maio, a um preço de 36.650 ienes (US$ 410), e ainda não há data para a venda no exterior.

 

A Tanita espera vender 10.000 unidades no primeiro ano a instituições médicas, empresas de transporte, hotéis e clientes particulares.

 

"Espero que seja útil à administração das empresas logísticas, porque os motoristas de caminhões ou ônibus devem descansar bem para manter a qualidade do serviço", explicou um porta-voz da Tanita.

Mais conteúdo sobre:
sono avaliaçao esteira Japao

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.