Encontrada estrela com pelo menos cinco planetas em sua órbita

Isso faria do sistema que orbita a estrela HD 10180 um conjunto de astros semelhante ao nosso

Foto do author Redação
Por Redação

Astrônomos descobriram um sistema que contém pelo menos cinco planetas, em órbita da estrela HD 10180, semelhante ao Sol. Os pesquisadores também acreditam ter evidência de pelo menos dois outros mundos, um dos quais seria o de menor massa já encontrado.

Isso faria do sistema de HD 10180 um semelhante ao nosso, em termos de número de planetas - sete comparados a oito - e, além disso, a equipe, usando instrumentos do Observatório Europeu Sul (ESO), encontraram indícios de que a distância entre os planetas e sua estrela segue um padrão regular.

"Achamos o que muito provavelmente é o sistema com mais planetas já descoberto", disse, em nota divulgada pelo ESO, Christophe Lovis, principal autor do artigo científico que descreve o resultado.

A equipe usou o espectrógrafo HARPS, ligado ao telescópio de 3,6 metros mantido pelo ESO no Chile, para realizar um estudo de seis anos de HD 10180, localizada a 127 anos-luz.

Os pesquisadores detectaram movimentos discretos da estrela, causados pela atração gravitacional dos cinco ou sete planetas. Os cinco sinais mais fortes correspondem a planetas com massas próximas à de Netuno - entre 13 e 25 massas terrestres - que orbitam a estrela em períodos de 6 a 600 dias.

"Também temos razões para acreditar que dois outros planetas estejam presentes", disse Lovis. Um deles seria semelhante a Saturno, com o mínimo de 65 massas terrestres, e órbita de 2200 dias.

O outro seria o menor exoplaneta já descoberto, com cerca de 40% mais massa que a Terra. Este estaria muito perto da estrela, completando uma órbita em pouco mais de um dia terrestre.

Até agora, são conhecidos quinze sistemas com pelo menos três planetas. A estrela recordista era 55 Cancri, com cinco planetas.