Felipe Rau
Felipe Rau

Entenda como funciona a plataforma e-Saúde SP para ter acesso ao ‘passaporte da vacina’

Comprovante de vacinação passou a ser exigido em São Paulo para ingresso em shows, feiras e congressos com público acima de 500 pessoas

Redação, O Estado de S.Paulo

02 de setembro de 2021 | 15h18

O ‘passaporte da vacina’ passou a ser exigido na capital paulista desde o primeiro dia deste mês. O objetivo é permitir o acesso a espaços de uso coletivo para moradores vacinados com pelo menos uma das doses da vacina contra a covid-19. Para isso, os cidadãos devem usar a plataforma e-Saúde SP, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Para tirar as dúvidas, elencamos as perguntas e respostas sobre o assunto.

O que é a plataforma e-Saúde SP? 

É um aplicativo disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, que reúne informações de saúde dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda é possível realizar teleatendimento médico. 

Como consigo usar?

Para ter acesso à plataforma, você pode baixar o aplicativo gratuitamente pela loja do seu smartphone ou pelo site da prefeitura. No aplicativo, você terá de realizar o cadastro e aceitar os termos de uso e a política de privacidade da plataforma. Após esta etapa, você deve informar os dados pessoais, como CPF, nome, e-mail, telefone e criar uma senha para se cadastrar. 

O que tem no aplicativo?

Há um espaço de teletriagem para a covid-19, esclarecendo sintomas e cuidados em relação à doença, além do Portal do Cidadão, onde o paciente pode fazer o registro de medicamentos, doenças crônicas que devem ser acompanhadas, alergias, entre outras funções.  

Como acessar o passaporte da vacina pelo e-Saúde SP?

Além de ter as funcionalidades já mencionadas, há um espaço para comprovação da vacinação contra a covid-19. É só apertar o ícone “Passaporte da Vacina” e o usuário terá acesso às informações da vacinação e a um QR Code, que servirá para que organizadores saibam se você tomou ao menos uma dose do imunizante contra o coronavírus. 

E como faço para entrar nos espaços coletivos com o passaporte da vacina?

Basta apresentar o passaporte da vacina, acessado pelo e-Saúde SP, no momento do ingresso ao evento. Como alertado pela Prefeitura, por meio de decreto, a entrada em shows, feiras, congressos e outros eventos com público de mais de 500 pessoas deve ser feita mediante a apresentação de comprovante de vacinação. A prefeitura também lembra que será possível acessar esses espaços por meio da apresentação de um comprovante físico, ou até mesmo pelo Conecte SUS, do governo federal. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.