Divulgação
Divulgação

Entenda o linfoma não-Hodgkin, causa da morte de Andy Whitfield

Este subgrupo dos linfomas acomete atualmente o ator Reynaldo Gianecchini

estadão.com.br

12 de setembro de 2011 | 11h59

O ator Andy Whitfield, estrela da série de televisão Spartacus: Blood And Sand, morreu por causa de um linfoma não-Hodgkin, informaram nesta segundo-feira, 12, meios de imprensa locais.

 

O linfoma não-Hodgkin é um tipo de câncer que afeta as células do sistema imunológico, responsável por proteger o corpo de doenças. Este subgrupo dos linfomas acomete atualmente o ator Reynaldo Gianecchini. A presidente Dilma Rousseff também passou em 2009 por tratamento para linfoma não-Hodgkin.

 

Esse tipo de linfoma começa normalmente afetando os linfócitos, também conhecidos como células brancas do sangue. Como em qualquer tumor, as células afetadas começam a se dividir sem controle e não morrem mais quando deveriam.

 

Há mais de 20 tipos de cânceres incluídos nesse grupo. Eles podem afetar os linfócitos-T ou B (mais comum), o que determina seu tipo, e também se dividem segundo sua severidade e velocidade de crescimento. O tratamento para a doença depende da categoria do linfoma, de seu estágio e da idade do paciente, mas pode incluir quimioterapia e radioterapia.

 

Todos os tipos de linfoma não-Hodgkin têm em comum o fato provocarem gânglios linfáticos aumentados no pescoço, axilas ou virilha, febre, tosse persistente, fraqueza e perda de peso sem explicação - podendo ocorrer em pessoas de qualquer idade, embora sejam mais comuns em pessoas de mais de 60 anos.

 

Fatores de risco para o linfoma não-Hodgkin incluem alguns tipos de infecções (como a Hepatite C e o HIV) e um sistema imunológico enfraquecido. Para se prevenir, é importante ter um estilo de vida saudável, com uma dieta rica em frutas e verduras.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.