Estado do Ceará confirma surto de gripe A H1N1

Município de Pedra Branca teve 11 casos confirmados da doença este ano

SOLANGE SPIGLIATTI, Agência Estado

28 de novembro de 2011 | 09h03

A Secretaria de Saúde do Ceará confirmou neste sábado, 26, o surto de gripe A no município de Pedra Branca, onde foram confirmados 11 casos de gripe H1N1. Todos os pacientes são alunos do Colégio Agrícola da cidade.

Segundo a secretaria, o órgão foi informado do surto na última quarta-feira, 23, e no mesmo dia enviou à cidade um grupo de profissionais para fazer a investigação dos 91 casos notificados. A suspeita é de que a transmissão tenha ocorrido através de uma pessoa da cidade que teve contato com um paciente infectado pelo vírus em São Paulo.

Os pacientes estão sendo acompanhados e monitorados pelas vigilâncias epidemiológicas da Sesa e da Secretaria de Saúde Municipal de Pedra Branca, que orientam os profissionais de saúde e a população para que fiquem alerta para os sintomas da gripe H1N1, como febre, tosse, coriza, dispnéia.

Este ano, 17 mil moradores de Pedra Branca foram vacinados contra gripe de um total de 43 mil habitantes. Cerca de 94% das crianças com menos de 1 ano foram vacinadas contra a doença, e 95% dos idosos, segundo a secretaria.

Tudo o que sabemos sobre:
SaúdeGripe AsurtoCeará

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.