PUBLICIDADE

EUA destinarão US$ 1 bi para vacina contra a gripe H1N1

O dinheiro será usado para financiar os testes para a produção de dois possíveis componentes da vacina

Por EFE
Atualização:

O governo americano destinará US$ 1 bilhão para ajudar as empresas a desenvolver uma vacina para combater o vírus da gripe suína, anunciou a secretária de Saúde, Kathleen Sebelius.

 

Veja também:

 

 

PUBLICIDADE

O dinheiro será usado para financiar os testes clínicos que serão realizados para a produção em escala comercial de dois possíveis componentes da vacina, como indicou o Departamento de Saúde.

 

A secretária ressaltou em comunicado que a preparação e o planejamento "são críticas" para enfrentar uma possível pandemia, porque as medidas tomadas hoje ajudarão a "que se esteja preparado para o caso de a vacina ser necessária".

 

Os fundos servirão para realizar novos acordos com as companhias farmacêuticas que já têm licença para fabricar vacinas.

"Nosso objetivo é estar um passo à frente do vírus", acrescentou Sebelius.

 

Além disso, o dinheiro servirá para que as companhias farmacêuticas preparem as vacinas piloto e realizem os estudos clínicos para determinar qual é a dose apropriada para que se torne efetiva e segura.

Publicidade

 

O Departamento de Saúde informou que o Governo americano compartilhará os avanços que sejam feitos nessa direção com a Organização Mundial da Saúde, para benefício de outros países.

 

O surto da gripe infectou 6.552 pessoas nos EUA, segundo o último relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC, em inglês), e custou a vida de nove pessoas no país.

 

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.