EUA realizam seu 1º transplante duplo de mãos

Paciente perdeu suas mãos e pés há dez anos, devido a uma infecção bacteriana pouco comum

Efe,

06 Maio 2009 | 04h45

O hospital universitário de Pittsburgh, na Pensilvânia, anunciou na terça-feira, 5, que um homem com uma rara doença foi o beneficiado do primeiro transplante duplo de mãos nos Estados Unidos.

 

O porta-voz do hospital Amy Dugas informou que Jeff Kepner, de 57 anos e residente em Augusta (Geórgia), foi "o primeiro beneficiado de um duplo transplante de mãos nos EUA".

 

Uma equipe de dez médicos realizou a operação na segunda-feira, em uma cirurgia que durou nove horas. O paciente perdeu suas mãos e pés há dez anos, devido a uma infecção bacteriana pouco comum.

 

Kepner foi um dos primeiros a completar os testes e protocolos necessários para se beneficiar do programa no hospital de Pittsburgh.

 

Agora, ele receberá um novo tratamento que tem como objetivo reduzir os efeitos colaterais e a rejeição do corpo aos membros implantados.

 

Também receberá um transplante de medula óssea para ajudar seu sistema imunológico a aceitar as novas mãos.

 

Acredita-se que Kepner permanecerá internado por um mês, e que depois permaneça por outros três meses em Pittsburgh seguindo um tratamento de reabilitação.

 

Os cirurgiões do hospital de Pittsburgh transplantaram recentemente uma mão em um militar que ficou ferido em um acidente.

 

Até agora foram realizados oito transplantes duplos em outros países. No mês passado, médicos franceses fizeram a primeira operação no mundo na qual se praticou simultaneamente um transplante parcial de rosto e das duas mãos.

Mais conteúdo sobre:
transplante de mão EUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.