ESA/BBC
ESA/BBC

Exploração de luas de Júpiter pode ser próxima missão espacial da Europa

Projeto Juice é o favorito para a seleção da Agência Espacial Europeia; decisão sai em 2 de maio

BBC

18 de abril de 2012 | 09h50

A próxima grande empreitada da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) pode ser o estudo das luas congeladas de Júpiter. Embora o comitê responsável só vá se decidir sobre os próximos programas em maio, a missão Juice, como foi batizada, é a preferida para vencer a Cosmic Vision, competição que escolhe os projetos apoiados pelo órgão.

 

A Juice consiste na construção de um satélite altamente equipado, capaz de viajar além do Sistema Solar e chegar até o Júpiter e conduzir um estudo em três de suas luas. A missão usaria a gravidade do gigante gasoso para uma série de sobrevoos nas luas de Callisto, Europa e Ganymede. A ênfase é descobrir se os satélites têm condições físicas para a existência de vida.

 

A missão, que teria início previsto para 2022, porém, concorre com outras duas. A Athena propõe a construção do maior telescópio de raio x já elaborado, enquanto a NGO quer lançar três satélites de alta precisão em órbita para detectar ondas gravitacionais.

 

O comitê de Ciência Espacial da ESA se reuniu neste mês para avaliar as propostas. As considerações foram passadas para o órgão executivo da agência, que repassou os projetos aos seus países membros, colocando a Juice como a missão que mais despertou interesse. A decisão será feita no dia 2 de maio e a expectativa é que o projeto de exploração das luas de Júpiter seja o escolhido. 

Tudo o que sabemos sobre:
Juiceespaçociênciavidaastronomia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.