
30 de abril de 2009 | 06h08
A farmacêutica Roche, fabricante do antiviral Tamiflu, eficaz no tratamento de pessoas infectadas com o vírus da gripe suína, confirmou nesta quinta-feira, 30, que está em contato com a Organização Mundial da Saúde (OMS), depois de o organismo aumentar o alerta mundial a um nível crítico (5 em uma escala de 6).
Veja também:
Suíça confirma caso e Alemanha tem mais três suspeitas
Mapa: veja como a gripe está se espalhando
Entenda a gripe suína: perguntas e respostas
Infectologista esclarece cuidados que serão tomados
Veja galeria de fotos da gripe suína pelo mundo
'Meios de transportes facilitam a propagação'
Folheto oficial do Ministério da Saúde
"Trabalharemos dia e noite para fazer tudo que esteja em nossas mãos e responder de uma maneira rápida, oportuna e responsável aos pacientes que necessitam do medicamento", disse o responsável da equipe de Preparação Pandêmica da multinacional, David Reddy.
O Tamiflu é um dos dois remédios reconhecidamente eficazes para o tratamento do novo vírus gripal de origem animal.
A Roche lembrou que em 2006 doou à OMS cinco milhões de tratamentos desse antiviral.
Dessa quantidade, dois milhões foram destinados às reservas regionais da organização sanitária, localizadas em diferentes pontos do planeta.
Os outros três milhões formam uma reserva de emergência que é administrada pela própria farmacêutica e que a OMS poderá utilizar para conter uma pandemia.
Essas reservas podem estar disponíveis para sua utilização em um prazo de 24 horas.
Encontrou algum erro? Entre em contato