Facebook oferece ferramenta para prevenir suicídios

Rede social vai colocar usuário em risco em contato direto com conselheiros

AP,

13 de dezembro de 2011 | 19h08

O Facebook acaba de lançar um serviço para seus usuários que permitirá uma conexão instantânea com conselheiros caso sejam detectadas ideias suicidas.

O serviço, através do sistema de chat, é a ferramenta mais recente que a rede oferece para melhorar a segurança dos usuários. "Um dos objetivos é fazer com que a pessoa em risco receba a ajuda adequada tão logo que possível", disse Fred Wolens, diretor de política pública da empresa.

Sites de busca como Google e Yahoo já oferecem uma espécie de prevenção ao suicídio. Quando uma pessoa nos Estados Unidos escreve "suicídio' nos mecanismos de busca, os dois serviços fornecem o número de telefone da National Suicide Prevention Lifeline como primeiro resultado.

O Facebook também indica esse número de telefone por meio do email, além de estimular os amigos para que alertem a polícia sobre o perigo.

O novo serviço vai além ao permitir uma sessão instantânea de bate-papo que, segundo especialistas, pode fazer toda a diferença para alguém que precisa de ajuda.

"A ciência mostra que as pessoas têm menos ideias suicidas quando há uma intervenção rápida", diz Lidia Bernik, diretora do projeto na Lifeline. "Temos escutado relatos de pessoas que dizem querer falar com alguém, mas que não querem fazer um telefonema. O envio de mensagens instantâneas é perfeito nesses casos", diz.

Quando um amigo detecta pensamentos suicidas na página de alguém, pode informar a equipe da rede social clicando num ícone ao lado do comentário. O Facebook envia, então, um e-mail à pessoa que postou o comentário suicida, estimulando-a a fazer uma ligação ou a começar uma conversa online confidencial.

Tudo o que sabemos sobre:
Facebooksuicídioprevençãobate-papo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.