Feira mostra protótipo de óculos para deficientes visuais enxergarem melhor

Evento da Royal Society, em Londres, ocorre há 150 anos

BBC Brasil, BBC

06 Julho 2011 | 19h30

Acontece nesta semana a Feira Anual de Ciências de Londres, que tem como destaque o protótipo de um óculos que pode ajudar pessoas com sérios problemas de visão a enxergarem melhor objetos e pessoas.

Os óculos devem ajudar os portadores de alguns tipos de problemas visuais como a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética.

"Estamos falando do tipo de visão reduzida no qual você pode ver sua mão se movendo na sua frente, mas não identifica os dedos", diz o pesquisador Stephen Hicks, da Universidade de Oxford, que desenvolveu o projeto.

Na feira, os visitantes usam óculos que simulam a visão limitada dos deficientes e "podem ver se as formas e as cores brilhantes são o bastante para elas possam encontrar o caminho sozinhas", diz.

O evento da Royal Society, que termina no sábado, acontece todo verão há mais de 150 anos. Seu objetivo é explicar ciência para as pessoas comuns.

"Me lembro de minhas visitas à feira quando tinha apenas 15, 16 anos e de ficar muito animado com todas as experiências que via, as coisas para brincar e assistir. Não é apenas ler palavras no papel, são objetos interativos, então você pode aprender brincando", diz Paul Nurse, presidente da Royal Society. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.