Divulgação/Science
Divulgação/Science

Fóssil indica que girassol surgiu na América do Sul há 50 milhões de anos

A família Asteracaea inclui ainda a margarida, o crisântemo, a alface e as alcachofras

estadão.com.br, estadão.com.br

23 Setembro 2010 | 16h25

Uma flor fossilizada, que é parente distante das margaridas e girassóis, sugere que esse grupo de plantas surgiu há cerca de 50 milhões de anos, possivelmente na América do Sul.

 

A família Asteracaea inclui ainda o crisântemo, a alface e as alcachofras. Seus integrantes são encontrados em todos os continentes, com exceção da Antártida.

 

O local de evolução original da família e sua forma de disseminação pelo globo são questões controversas, porque poucos fósseis já foram encontrados. A maioria dos fósseis conhecidos consistem de poucos grãos de pólen.

 

Em um pequeno artigo publicado na revista Science, a pesquisadora Viviana Barreda e colegas descrevem uma flor fossilizada bem preservada, mostrando diversas características da família.

 

O fóssil foi encontrado em rochas de aproximadamente 47,5 milhões de anos, ao longo do Rio Pichileufú, no noroeste da Patagônia.

 

os autores sugerem que a linhagem ancestral da  Asteracaea pode ter surgido no sul do supercontinente de Gondwana, antes que ele se fragmentasse em América do Sul, África, Austrália e Antártida.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.