Divulgação
Divulgação

Fuja dos mitos das dietas e emagreça com saúde

Com orientação médica e força de vontade, é possível perder o excesso de peso

Nina Martinez, Estadão.com.br,

11 de fevereiro de 2012 | 08h00

Emagrecer é como ganhar na loteria: todo mundo quer, mas poucos acertam - e menos ainda os que conseguem manter o prêmio. Só que, diferentemente da jogatina, a perda de peso não é tão difícil, e nem questão de sorte. Com orientação médica e uma boa dose de força de vontade, é possível queimar o excesso sem perder a saúde. Fuja dos mitos que cercam o mundo das dietas.

Antes de mais nada, é preciso uma mudança no estilo de vida, por isso não adianta escolher um plano difícil de cumprir e manter. “A melhor dieta é aquela que você dá conta”, diz a nutricionista Mariana Del Bosco, membro do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). “O mais importante é aprender a regrar a alimentação, sem restringir demais nem de menos. E, de preferência, alie o plano de emagrecer com a prática de exercícios físicos. Se levar a sério, os bons resultados logo vão aparecer”, ressalta.

Você não precisa limar nenhum item do cardápio. Pesquisas recentes mostram que o sucesso do emagrecimento não tem a ver com a origem da caloria, mas sim com a quantidade consumida. Ou seja: o importante é seguir a dieta corretamente, não importando se você vai ingerir carboidratos ou proteínas. Por isso, um ótimo começo é diminuir as porções na hora de comer, sem cortar nutrientes. Apenas, é claro, eliminando as calorias desnecessárias - como os doces em excesso. “Se você comer bem todos os dias, não vai precisar ficar se planejando para emagrecer”, ensina a endocrinologista Cláudia Cozer, que faz parte da diretoria da Abeso.

[COLOCAR O VÍDEO]

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.