Reprodução
Reprodução

Gel contra HIV também é eficaz contra herpes

Pesquisa revela que droga usada na forma tópica consegue reduzir risco de infecção pelos dois vírus

estadão.com.br

19 de outubro de 2011 | 19h27

SÃO PAULO - Uma nova pesquisa revela que o gel vaginal capaz de proteger contra o HIV também é eficaz contra o vírus do herpes. O estudo, conduzido por cientistas da Bélgica, Itália e dos Estados Unidos, foi publicado no periódico científico Cell Host and Microbe.

O tenofovir - droga muito usada na terapia contra o HIV na forma oral - já havia se mostrado eficaz como gel vaginal num estudo que envolveu 900 mulheres sul-africanas. O medicamento inibe uma enzima necessária para a produção de cópias do vírus.

A pesquisa constatou que, além de diminuir significativamente a transmissão pelo HIV, o gel reduziu o risco de infecção pelo vírus do herpes. Anteriormente, a droga não havia se mostrado eficaz contra essa doença.

Para os cientistas, a diferença de concentração da droga via oral e aplicada topicamente pode explicar os benefícios alcançados contra o herpes.

"Nossos dados e os princípios terapêuticos  do estudo são importantes para o desenvolvimento de novas formulações e protocolos de administração", afirma Leonid Margolis, do National Institute of Child Health and Human Development, nos Estados Unidos, um dos autores do trabalho.

A infecção pelo HIV costuma ser associada a outras doenças sexualmente transmissíveis, como herpes. A contaminação por esse vírus aumenta o risco de contrair HIV e tem impacto negativo no desenvolvimento da doença.

Por isso é tão importante identificar compostos capazes de matar vários micro-organismos ao mesmo tempo.

Tudo o que sabemos sobre:
HIVherpesvírus, DSTs

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.