Governo confirma 131 casos de gripe suína no Brasil

Até agora, 48 casos foram importados da Argentina. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 40

19 Junho 2009 | 18h04

São Paulo, 19 - O saldo de infectados pela gripe suína segue avançando. O Ministério da Saúde anunciou na tarde desta sexta-feira, 19, mais 17 casos. Trata-se de 14 moradores de São Paulo, 2 de Goiás e 1 do Rio Grande do Norte - o primeiro do Estado. Todos passam bem. Três desses novos casos resultam de transmissão ocorrida dentro do Brasil, elevando para 23 o total de notificações desse tipo. Apesar disso, a pasta considera o contágio no País limitado, sem evidências de sustentabilidade.

 

Veja também:

link Novartis rejeita doar vacina contra a gripe para nações pobres

especial Mapa: veja como a gripe está se espalhando

especialEntenda a gripe suína: perguntas e respostas 

video Infectologista esclarece cuidados que serão tomados 

mais imagens Veja galeria de fotos da gripe suína pelo mundo   

som 'Meios de transportes facilitam a propagação'

documento Folheto oficial do Ministério da Saúde 

 

Agora, chega a 131 o total de casos confirmados no Brasil. São Paulo acumula 55 deles, seguido por Santa Catarina e Minas Gerais, com 26 e 19, respectivamente. Os demais foram registrados no Rio de Janeiro, com 15, Tocantins, 4, Distrito Federal, 3, Espírito Santo, 2, Goiás, 2, Mato Grosso, 2, Bahia, 1, Rio Grande do Norte, 1, e Rio Grande do Sul, 1. As mulheres representam a maioria dos infectados: 68. Dos 131 pacientes, 103 têm idades entre 13 e 71 anos.

 

Ainda não foi possível descobrir o país em que cinco pessoas contraíram o vírus. Até o momento, boa parte dos casos, 48, foram importados da Argentina. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 40. Outros 4 doentes estiveram no México, 5, no Canadá e 3, no Chile. Inglaterra, Espanha e Europa seriam as fontes de três.

 

O Ministério da Saúde informa que acompanha, ainda, 166 casos suspeitos da gripe suína no País. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial.

 

Os casos suspeitos estão nos Estados de Santa Catarina (36), São Paulo (26), Rio de Janeiro (25), Paraná (16), Distrito Federal (15), Minas Gerais (10), Pernambuco (9), Rio Grande do Sul (6), Goiás (3), Alagoas (2), Bahia (2), Ceará (2), Espírito Santo (2), Maranhão (2), Mato Grosso (2), Rio Grande do Norte (2), Rondônia (2), Sergipe (2), Roraima (1) e Tocantins (1).

Mais conteúdo sobre:
gripe suína

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.