PUBLICIDADE

Grupo de brasileiros fica retido na Argentina por causa do coronavírus

Determinação veio do Ministério do Interior argentino; turistas serão liberados amanhã se não estiverem doentes

Por Renato Vieira
Atualização:

Sete brasileiros estão isolados em hotéis de El Calafate, na Patagônia argentina. Na tentativa de conter o novo coronavírus, o Ministério do Interior do país enviou aos locais onde o grupo está hospedado uma determinação de que eles não saiam de onde estão. "Vamos ter contato apenas com uma pessoa específica, a gerente do hotel. O café, almoço, janta, vamos pedir por telefone", diz a empresária Paola Soltoski, de 31 anos, que está em um hotel com os pais.

Funcionários se protegem com máscaras em aeroporto de Buenos Aires Foto: EFE/Juan Ignacio Roncoroni

PUBLICIDADE

Os sete brasileiros não se conhecem. Segundo Paola, ela estava fazendo um passeio de carro com os pais na segunda-feira, 16, em uma estância quando o tour foi interrompido por funcionários do local. De acordo com Paola, o hotel informou que eles deveriam ficar no quarto sem nenhum tipo de contato com quem está fora.

Um médico deverá visitar os brasileiros para detectar se eles têm o coronavírus. Se o exame der negativo, Paola e os pais embarcam amanhã pela manhã em voo de volta ao Brasil. Caso o teste dê positivo, eles ficarão em quarentena e devem arcar com os custos. 

Paola também diz que o hotel em que está tomou cuidados para evitar a disseminação do vírus. Ela conta que apenas duas pessoas devem frequentar alguns ambientes por vez e as pessoas que fazem refeições no restaurante devem ficar distantes umas das outras.

Pelo Twitter, o Itamaraty recomenda que brasileiros em outros países sigam as orientações das autoridades de saúde locais. "As embaixadas e repartições consulares do Brasil estão mobilizadas na assistência aos brasileiros que se encontrem no exterior e enfrentem dificuldades de regresso ao Brasil em função de restrições dos governos locais relacionadas ao #coronavírus", diz a postagem. O Estado aguarda posicionamento da Embaixada da Argentina.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.